Hoje é

Blond Ambition Tour Japan - Show




"Blond Ambition Tour"  é o nome da terceira turnê, e a segunda turnê mundial de Madonna, iniciada em 13 de Abril de 1990 em Tóquio, Japão e encerrada em 5 de Agosto do mesmo ano em Nice, França. A turnê incluiu cinquenta e sete espectáculos em vinte e sete cidades do Japão, Estados Unidos da América, Canadá e Europa.
É considerada pelos criticos, a turnê que mudou e revolucionou o mundo dos shows. A revista Rolling Stone resumiu a turnê em "Elaboradamente coreografada, extravagantemente sexual e provocativo", e proclamou a "Melhor turnê do ano".

Quando se fala em "Blond Ambition Tour" logo se lembra de Madonna cantando "Like A Virgin" em seu espartilho dourado com sutiã em formato de cone. Lembra-se facilmente também do aplique rabo de cavalo, usado nos shows pelo Japão e América do Norte (nos shows pela Europa, Madonna preferiu largar o aplique pois seu cabelo estava ficando todo danificado).

Boa parte dos bastidores e algumas apresentações podem ser conferidas no documentário "Na Cama Com Madonna", feito durante a turnê. Nele, Madonna é mostrada de várias maneiras, desde o relacionamento com a equipe até uma reprodução de sexo oral feito em uma garrafa.

Prevista para ser chamada de "Like a Prayer World Tour", a Sire Records anunciou a "Blond Ambition Tour" em novembro de 1989, na sequência do sucesso do álbum "Like a Prayer" e do sucesso da perfomance de "Express Yourself" no MTV Video Music Awards 1989. Inicialmente estavam previstos shows apenas no Japão e na América do Norte, pois Madonna estava estudando a possibiladade de fazer alguns filmes. Em Abril de 1990, alguns shows foram marcados na Europa. A turnê tinha como temas o sexualismo e o catoliscismo, temas que geraram controvérsia. Por causa dessa mistura, o Papa João Paulo II, apelou a um boicote, pois achava o show obsceno demais, sendo que um dos três shows na Itália, teve de ser cancelado.

Segundo o coreógrafo Vincent Patterson, Madonna queria quebrar todas as regras, misturando temas, como sexualidade e a Igreja. Mas o maior desafio era mudar a estrutura dos shows, que além de apenas músicas cantadas, teriam de combinar moda, arte e um pouco da Broadway.

O excesso de erotismo do show causou alguns problemas. Em Toronto, a policia foi alertada que o show era obsceno, durante a performance de Like a Virgin, e intimou a produção do show a mudar a performance da música. Mesmo com a intimação, o show ocorreu como previsto e Madonna escapou das acusações.

O figurino foi desenhado por Jean-Paul Gaultier, que assinou o sutiã em forma de cone, além de Marlene Stewart, que já havia trabalhado com Madonna, na sua "Who's That Girl Tour".

O diretor Alek Keshishian, filmou mais de 250 horas da turnê a modo de conseguir produzir o filme-documentário "Na cama com Madonna".

O espetáculo começa com o Bloco Metropoles / Futurístico, onde os bailarinos estão trabalhando assim como no vídeoclipe de Express Yourself, derepente começa a ser cantado um trecho de "Everybody": "Dance and sing, get up and do your thing", Madonna surge com uma roupa masculina e sauda a plateia e começa a performar "Express Yourself". A segunda canção é "Open Your Heart" onde Madonna com seus sutiãs de cone, dança em uma cadeira com um bailarino, a seguir vem "Causing a Commotion" onde Madonna e suas backing vocals Niki Harris e Donna DeLory, performam com uma roupa de ciclista a canção, em seguida vem "Where's The Party" que se dúvida é a parte mais dançante do show.

O Bloco Egípcio conta apenas com a polêmica performance de "Like A Virgin", onde a música ganhou um arranjo árabe, e no final ela simula uma masturbação na cama. Em seguida vem o Bloco Religioso Igreja, onde Madonna com um terço de prata dança e canta a música "Like A Prayer", logo após é feito um Medley entre as baladas "Live To Tell" e "Oh Father".O bloco termina com a performance do hit de 1986 do álbum "True Blue", "Papa Don't Preach".

O Bloco anos 1940/50, começa com Madonna cantando em cima de um piano "Sooner Or Later", em seguida se une com suas backing vocals e com uma roupa de dançarina dos anos 1940 canta "Hanky Panky", em seguida surge o bailarino Salim Gawloos vestido de Dick Tracy, e Madonna e ele dançam "Now I'm Following You" Parte 1 e 2. O bloco termina com a debochada performance de "Material Girl" onde Madonna começa em uma salão de beleza com suas backing vocals, elas vestem um roupam e estão de bobs no cabelo. A voz de Madonna está completamnete alterada, está fanha, propositalmente, é claro.

O Bloco Sereios é onde Madonna com três bailarinos vestidos de sereios, performam "Cherish" com direito a uma Harpa, tocada por Madonna. Em seguida começa o Bloco Festa, que já vem com o hit dançante "Into The Groove", em seguida vem a elaborada coreografia de "Vogue", depois "Holiday" em um ritmo mais dançante que o arranjo original. Para finalizar vem "Keep It Together" com introdução de "Family Affair".


CURIOSIDADES:


* Todo o equipamento para a montagem do palco da Blond Ambition Tour, como luzes, cenários, parafernálias eletrônicas, etc… eram transportados por 18 enormes caminhões!


* Durante sua passagem pelos Estados Unidos, Madonna teve problemas em suas cordas vocais, e cancelou 4 shows: Chicago, Wochester, Filadélfia e Nova York.


* Um dos shows na Itália foi cancelado por causa de um boicote organizado pelo Papa João Paulo II, que achava o espetáculo obsceno demais. Já no Canadá, Madonna teve problemas com a polícia, que intimou a produção do espetáculo a cancelar a cena de Like a Virgin (onde Madonna simulava uma masturbação) sob a pena de prisão da cantora, que escapou ilesa das ameaças.


* Toda a arrecadação da apresentação de Nova York, cerca de 3 milhões dólares, foi doada à AMFAR (Fundação Contra a Luta de AIDS).


* O último show da turnê, na cidade de Nice, França, teve transmissão ao vivo e mundial pela HBO, sendo o show mais assistido do mundo e batendo todos os recordes da emissora.


* A turnê teve faturamento de US$ 65,7 milhões de dólares e foi a maior turnê no ano de 1990.


* Depois da turnê, Madonna e sua equipe se apresentou no MTV Music Awards de 1990, a música escolhida foi "Vogue" e o figurino lembrava a nobreza francesa do século XVIII.




Confira também na categoria "Álbuns ao Vivo" o disco duplo desta turnê.

  • Digg
  • Del.icio.us
  • StumbleUpon
  • Reddit
  • RSS

0 Comentários. Comente você também.:

Postar um comentário

Sua opinião é muito importante pois contribuirá para a melhoria do blog. Comente, dê sugestões. E se preferir fazer contato por e-mail, acesse nossa página Fale Conosco que terei muito prazer em responder.

VISITE TODAS AS PÁGINAS E DIVIRTA-SE. DÚVIDAS E SUGESTÕES: ACESSE "FALE CONOSCO"!